segunda-feira, 16 de abril de 2007

Dia de Topeira

Acordamos bem cedo hoje para conhecer os bairros Mont Serrat e San Telmo.
Nem precisa dizer que a cidade estava vazia nesta hora, principalmente num domingo frio e nublado.
Nossa primeira parada foi no palácio da Legislatura Portenha. Um belo prédio com uma torre imponente e um relógio enorme. Em seguida passamos pela Igreja San Ignácio de Loyola, a primeira de Bs.As, que está com a frente toda apoiada por estacas e andaimes por causa de belas rachaduras e obras de restauracao. Logo ao lado da igreja está o colégio nacional de Bs.As. e logo a frente fica a Livraria Ávila, que funciona como livraria desde a época colonial no mesmo local.
Nas andancas pelas ruas, passamos pelo Café El Querandi, um antigo café daqui, fotografamos a fachada da JWT (agencia de publicidade) e a Farmácia Estrella (que faz parte da hisória) e também a igreja Mont Serrat.
Bem em frente da igreja existe uma casa chamada Altos de Elorriaga, uma construcao com um mirante, que é de 1812. O prédio nao foi restaurado mas é curioso ver um mirante com vista pro Rio da Prata, mas que hoje foi engolido pelos prédios.
Com esse tour pela manha fomos para a Av de Maio tentar localizar o famoso café Tortoni, depois de procurar um tempo e nao achar, fizemos uma parada em outro café que nem si o nome. Eis que quando saímos do tal café, andamos uns 80 metros e achamos o Tortoni quase por acaso... hehehehe Só de birra entramos e repetimos o lanche com mais estilo e história.
Saímos de lá e seguimos para San Telmo para a famosa feira dominical. No caminho passamos pelo antigo prédio da biblioteca (que nos foi dito no passeio da biblioteca atual). Este prédio agora é usado como centro nacional de música.
Seguimos em frente e passamos pelo Bar Sur e pelo El Viejo Almacen, bares famosos da regiao. Passamos também pelo Mercado de San Telmo, onde pode-se comprar uma fruta fresca ou uma porta de madeira de 100 anos atrás. Com certeza um lugar bem pitoresco.
Nas ruas da feira existem desde estátuas vivas nada convencionais, barracas de tudo que é antiguidade, bailarinos de tango, fanfando e mandas de milonga até com piano na calcada e tudo o mais que se tem direito. A Dina comprou um CD de uma dessas bandas, quem quiser, poderá ouvir depois... hehehehe
Na praca principal vimos uma apresentacao muito bonita de tango. Em mais umas voltas passamos pela Paróquia de San Pedro Gonzales Telmo e pela casa onde morou Castagnino - um pintor renomado que é do bairro. Passamos também pela casa que morou o cvriador da Mafalda. Numa revista sobre Bs.As. que a Dina tem, existe uma foto com 3 criancas sentadas num banco em frente a uma sorveteria, e claro, estamos clicados no mesmo banquinho!!!
La pelas 14h participamos de uma visita guiada no museu penitenciário que tem desde armas até uma cadeira de execucao bizarra.
A partir daqui é que realmente comeca o dia de Topeira!!!
Passeando pelas ruas vimos um prédio com uma placa afixada na calcada com informacoes sobre o que seria uma casa com tuneis subterraneos "El Zanzón". Este lugar nao estava no nosso roteiro mas mesmo assim entramos para uma visita guiada. O lugar funciona como salao de festas e é propriedade privada, mas quando o prédio foi comprado lá pelos anos 90, o proprietário descobriu que em seu subsolo existiam galerias de água da época da primeira fundacao de Bs.As. lá por 1536. Infelizmente é proibido fotografar mas foi uma viagem no tempo caminhar por ali.
Em seguida fomos para a Manzana de Las luces. Neste lugar existe uma rede de tuneis subterraneos que lica diversos pontos da cidade, na verdade existe uma rede enorme de tuneis, mas mal se pode caminhar pois o que foi recuperado realmente é apenas alguns metros. Além do que eles estao muito alterados, diferentemente do El Zanzon, mas mesmo assim é muito interessante e novamente com uma visita guiada valeu a pena.
Depois disto voltamos para o Hostel pois já eram umas 20h e estávamos cansados.
No hostel tudo estava tranquilo, mas em meia hora rolaram diversas piracoes, quando estávamos pela recepcao e olhando para a rua vimos o onibus do Boca Juniors passando por ali, até aqui tudo normal, eis que uns 3 minutos depois rolou uma baita batida de carro bem ao lado do hostel, resolvemos subir. Uns 20 minutos depois comeca a disparar uma sirene que nao sabiamos se era ou nao no hostel, todo mundo foi para o corredor, uns achando que era sirene de incendio, outros achando que era alarme, rolava também uns gritos na rua, com sirenes de carros de polícia junto, nao vimos fumaca, entao ficamos mais tranquilos. Com essa de todo mundo ir para o corredor, acabou juntando uma galera de brasileiros, e resolvemos ir jantar todos juntos no Siga la Vaca, uma churrascaria em Puerto Madero. Juntamos uma galera em 2 táxis e fomos. Essa galera que foi junto é de Sao Paulo.
Heber, Ana e Eduardo estavam no mesmo andar que o nosso, além deles, Henrique e Andréa, que estavam no andar abaixo, também foram conosco.
E claro, um monte de brasileiros juntos é diversao garantida, era gargalhada atrás de gargalhada, com cada um contando as historias e os micos por Buenos Aires, tudo regado a muito vinho. Ficamos pela churrascaria até umas 2 da manha, quando seguimos para o Cassino de Puerto Madero. Todos nós mandamos umas fichas maquinas adentro, quase terminando as fichas a Dina acertou a linha, foi só moeda despencando, que renderam 15 pesos, o taxi estava garantido. Voltamos todos para o hostel, lá pelas 4 da manha.

Nenhum comentário: